sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Amizade...

Porque precisamos de amigos?
    Preciamos de amigos pela razão mais óbvia: somos seres, por natureza, sociais. A vida que cada um de nós adquires e tem, deve-a, praticamente na sua quase totalidade, aos outros. A começar pelos nossos pais que, não apenas nos geraram, mas nos foram proporcionando tudo o que nos permitiu crescer, a todos os níveis da nossa existência. E crescemos tanto mais, para uma vida íntegra e equilibrada, quanto maior é o amor, o carinho, a dedicação com que, naquilo que nos deram e dão, se deram a eles próprios. Nesse sentido, podemos dizer que somos filhos do amor... e, como tal, em condições de podermos amar.
    Mas o leque de amigos estende-se, tem de se estender, muito para além das fronteiras da familia carnal (consanguinidade) a que pertencemos. Crescemos tanto mais, quanto mais forem as pessoas em quem podemos confiar. Experimentamo-lo, de modo especial, nas horas dificies ou felizes em que a vida, por qualquer razão, nos foge ou enche. É nessas alturas que melhor reconhecemos que "os amigos são para as ocasiões" e que "quem tem um amigo, tem um tesouro": pela palavra de consolo, ânimo ou orientação que dele recebemos; pela generosidade e gratuidade com que nos estende as mãos e partilha connosco o que de momento não temos; ou simplesmente pela disponibilidade e prontidão com que nos escuta, quando precisamos de alguém com quem possamos abrir-nos, desabafar o problema ou a dor que nos oprime e destrói ou comunicar e festejar a alegria que não conseguimos conter em nós. É a partir desses momentos extremos, que esses a quem nos comunicamos, passam com mais intensidade a fazer parte da nossa vida...e nós da deles.
    E é também nessas alturas que eu melhor me apercebo de que, se a minha vida é realmente um dom, ela só tem sentido, se vivida como tal. Eu não preciso apenas de ter amigos, mas, na mesma proporção, preciso de ser amiga. Na medida que, por este sentimento eu ultrapasse os limites das minhas capacidades humanas.

Lu*

(Reflexão que surge de uma amizade em construção com o MA e de todos os momentos passados com aqueles que há muito fazem parte da minha vida) :)

1 comentário:

Anónimo disse...

Olha pra mim
Deixa voar os sonhos
Deixa acalmar a tormenta
Senta-te um pouco aí

Olha pra mim
Fica no meu abrigo
Dorme no meu abraço
E conta comigo
Que eu estarei aqui

Enquanto anoitece,
Enquanto escurece
E os brilhos do mundo
Cintilam em nós
Enquanto tu sentes
Que se quebrou tudo
Eu estarei
Sempre que te sentires só

Olha pra mim
Hoje não há batalhas
Hoje não há tristeza
Deixa sair o sol

Olha pra mim
Fica no meu abrigo
Perde-te nos teus sonhos
E conta comigo

Enquanto anoitece,
Enquanto escurece
E os brilhos do mundo
Cintilam em nós
Enquanto tu sentes
Que se quebrou tudo
Eu estarei sempre
Que te sentires só


Eu estarei sempre
Que te sentires só


...

Mafalda Veiga - Meu Abrigo




(Porque eu estarei sempre...)


MA